18/01/2013

O Rato no Muro

JordanaA convite do diretor Francisco Alves, nossos atores: Davi Maia, Helena Miranda e Jordana Mascarenhas estrearam, na quarta-feira, dia 16 de Janeiro, a montagem O Rato no Muro, texto de Hilda Hilst. O espetáculo faz parte do projeto Quartas Dramáticas, organizado pelo Grupo de Estudos em Dramaturgia e Crítica Teatral, sob a coordenação do professor e diretor André Luís Gomes. Nesse semestre, o projeto, que já está em sua quinta edição, tem como temática: política, censura e ditadura, por isso a escolha do texto, escrito pela autora em 1967. O Rato no Muro apresenta questões ligadas a falta de liberdade do ser. Na trama, nove freiras vivem enclausuradas, no convento, sob o domínio da Madre Superiora, interpretada por Davi Maia, figura representativa do poder religioso, e, por conseguinte, totalitário. A presença de um rato no muro, não só abala a rotina monótona do convento, mas fomenta uma série de ações que culminam, por meio da palavra, em um processo de enfrentamento contra o sistema opressor. Helena Miranda e Jordana Mascarenhas representaram, respectivamente, as freiras I e H, que na montagem, eram irmãs e estavam ligadas por uma corda metaforizando um cordão umbilical. As tentativas de transpor o muro e sair do contexto de repressão por parte da irmã H fazem com que ela seja morta no final pelas outras freiras do convento, inclusive sua própria irmã. Participaram também da montagem as atrizes: Andressa Lee, Débora Andréa, Júlia Capdeville e a atriz e bailarina Tamires Felipe, nos papéis das irmãs B, D, A e G.

"No fundo estávamos todos ali pela mesma causa e todos os atores estavam muito bem. Me empolguei bastante logo que me chamaram e vi que o personagem ao qual eu iria interpretar seria um ser abstrato e grotesco, do jeito que eu gosto. Tá sendo bem gostoso fazer." Davi Maia.

"Acho que em todo processo fica um pouco de nós nos outros e os outros deixam um pouco de si em nós. Essa troca foi importante. O bate papo com o público no final da apresentação foi legal também, porque explicamos nosso processo de criação, tivemos alguns feedbacks e repensamos aspectos sobre a montagem". Jordana Mascarenhas.


A 2tempoS agradece a todos que estiveram presentes, ao Quartas Dramáticas, que viabilizou o projeto, ao diretor Francisco Alves pelo convite, às atrizes, que foram muito dedicadas e comprometidas, partilhando ideias e experiências, também aos amigos que foram nos prestigiar e deram uma grande força ajudando a desmontar o cenário. Nossos agradecimentos também ao fotógrafo Eduardo Schlaepfer e ao Vitor Barbosa por ter filmado. As apresentações continuam, na próxima quarta com Murro em Ponta de Faca e, no dia 30 de janeiro, O Assalto. 

Para mais informações sobre o projeto acessem: www.quartasdramaticas.blogspot.com.br.
Fotos de Eduardo Schleapfer: http://www.facebook.com/Eduardo.Schlapfer.Fotografia





Um comentário:

Anônimo disse...

Obrigado pessoal! Pelo empenho e dedicação!