08/05/2015

Encontro


O espetáculo Inominável é o novo processo, ainda em andamento, da Companhia Dois Tempos. Consiste no trabalho do ator a partir de como ele se afeta, navegando entre o real, o efeito de real e a ficção, partindo de uma experiência motivada pelo encontro, o tempo, o espaço e o espectador, através de suas mitologias pessoais e da valorização das próprias referências. Dirigido por Similião Aurélio e com elenco de doze atores, teve início em outubro de 2014. 


Para Jean-Paul Sartre “o outro é, por princípio, aquele que me olha.” (1997: p. 315). Na relação com o outro, espectador não passivo, ator e espectador saem de si para encontrar um ao outro, porque um não é o outro, mas se identifica com o outro, numa relação existencial.  



Trata-se da coexistência e até interdependência, entre pessoas e/ou o ambiente. O trabalho do ator também produz discurso ao entrar em contato com seus mitos, se afetando enquanto ser e resultando na composição em relação consigo mesmo, com o espaço e o espectador.


A criação, nesse contexto, transborda o controle, porém nela estão presentes elementos que nos desafiam para a compreensão e o diálogo da relação do teatro com a vida, com o imaginário, com a religião estabelecida, o embate com o racionalismo nascente, entre outras questões.



FOTOS: NATHÁLIA AZOUBEL




Nenhum comentário: